O Mundo “Mágico” da Animação Norte-Americana

Hoje pela manhã, antes de sair de casa para vir trabalhar, meu primo de 05 anos estava assistindo televisão, melhor dizendo, desenhos animados, Corrida Maluca, incrível como um desenho antigo, repetitivo e sem mote algum prendia a atenção do moleque. Nunca vi muita graça nesses "enlatados norte-americanos" que chegam até o Brasil, (não só por ser um fã assumido da Animação Japonesa) são desenhos que em sua grande maioria são episódios repetitivos de remodelagens diferentes. "Tom & Jerry" sempre foi e sempre será a mesma coisa, seja o desenho antigo ou o novo, vai continuar sendo uma porcaria. Um rato que persegue um rato, a idéia até que é interessante, mas, sempre acontecer as mesmas coisas, nunca ter alguma coisa pra dar uma variada não, até mesmo aquela "nova versão" entitulada de "Os Filhos de Tom & Jerry" é a mesma coisa, um gato cabeçudo atrás de um rato marrom se obter sucesso algum. Corrida Maluca (que foi o que me motivou a escrever esta postagem) não é o que pode ser chamado exatamente de chato (até mesmo porque acho algumas coisas do desenho bastante criativas) mas cansativo e previsível. Todo mundo sabe que Muttley será sempre o exemplo do sarcasmo, que Dick Vigarista acabará sempre tentando inventar algo para trapacear e chegar na frente, se ele não se ferra antes, se ferra quando está a poucos metros da reta de chegada e algum outro personagem vence, não é preciso assistir até o fim para se saber o final.
Ando observando que, de uns anos pra cá, como vem sendo criados desenhos animados "convencionais"  com traços similares aos de um Anime ou Manga. É o caso de Witch (aquela animação Disney de bruxinhas e o escambau) e "Três Espiãs Demais", que é, querendo ou não, uma versão animada de "Charlie's Angels" com algumas modificações. Eu só queria saber o que isso acresce a uma criança ao seu nível cultural e intelectual. Nada, as coisas são desconexas demais e descontinuadas, são histórias de uma falsa realidade, onde tudo e todos são perfeitos.

Mas por favor, não confunda meu repúdio as animações norte-americanas com repúdio ao país,  não tenho fortes razõs para isso nem sustento um "anti-americanismo" sem motivos ou razões fortes para isso.

2 Respostas to “O Mundo “Mágico” da Animação Norte-Americana”

  1. Olá….
    Minha primeira vez por aqui, bacana seu blog.
    Bom, eu nunca tive muita paciencia pra essas animações, mas achava interessante a HB criar “atores” que interpretavam mais de um personagem em desenhos diferetes, a exemplo do mutley que era um detetive em um outro desenho que eu não lembro o nome. heheheh
    Ahh vi quem tem um link para a elvira, sou fã dela, meu aviso de e-mail é ela falando “you have e-mail!”.😉

  2. Bom, eu sinceramente acho esses desenhos novos mto forçados, realmente, como tu disseste, não acrescentam NADA às criancinhas, e, pior ainda, quando acrescentam, são valores fúteis. Esse “três espiãs demais” ensina as meninas a serem fúteis e só pensarem em meninos. Isso é bem perigoso, pq as crianças assistem a isso desde uns 2, 3 anos, pq as mães/pais/babás não tem paciência de brincar com a criança e a coloca na frente da TV. Nos desenhos mais destinados aos menininhos, os personagens vão mal na escola, matam aulas pra defender o mundo, etc. Isso sem falar em toda a violência, né? É claro que Tom e Jerry é HIPER violento, mas é aquela coisa bobinha, com dedos inchando ao serem martelados, pêlos caindo, etc… mas eles sempre voltam a ficar bem, não tem sangue, nem hospital (mto raro), nem morte. Em outras palavras, é um irreal tão irreal que ateh a criança sabe disso…
    Um bom exemplo de mal exemplo (=P) é essa novelinha Rebelde… crianças de 5 anos assistem àquela putaria! Chiquititas era bobo e previsível (a gente sempre sabia que o pai ou a mãe da criança ía aparecer, que tinha sido tudo um mal entendido, que eles nunca quiseram abandoná-la), mas ensinava coisas bonitinhas, que, por mais que pareçam manjadas, sempre serão o que as crianças têm que aprender!
    Enfim, era isso ^^
    Abraço o/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: