Orkut: Utilidade ou Futilidade?

Criado em meados de 2004 pelo desenhista de interface com o usuário, Orkut Buyukkokten, o Orkut, serviço disponibilizado pelo Google virou a nova febre / moda entre os usuários, principalmente no Brasil. Em julho de 2005, uma estimativa indicava que, cerca de 71,92% dos usuários eram brasileiros e isso é facilmente comprovado.

A pergunta que faço, é qual é a verdadeira utilidade do serviço, ou seria mais uma futilidade da Internet que, em pouco tempo cai no esquecimento? O Orkut é uma faca de dois gumes, tanto temos contato com pessoas interessantes como se deparar com o Cascão, por exemplo. Comunidades dos mais variados temas, desde aquelas de, “Psicanálise” até coisas do tipo “Meu pônei não bota ovo!“. Pra mim a função principal do Orkut é: Vários fóruns de discussão, em um cadastro só, poupando-me registro nos mais diversos meios em locais distintos. Esse quesito das comunidades é bom, poder inteagir com pessoas que tenhm o mesmo gosto que nós e, conseqüentemente, ter opiniões adversas e, poder debater sobre isso, algo bastante interessante. Porém, como bem sabe-se nem tudo são flores, comunidades inúteis e pessoas aparentemente sem cérebro predominam o serviço, além do scrapbook do usuário ser quase que diariamente bombardeado por spams e, muitos deles contendo links para o download de malwares

Depois do Orkut, “clones” do mesmo surgiram pela Internet, Multiply, Gazzag, hi5, MySpace, mixi, entre outros. Todos com o mesmo porpósito, mas nenhum deles caiu tanto na graça do público quanto o Orkut, com excessão do MySpace que, tem em sua grande maioria usuários na América do Norte, diferente do Orkut, que foi praticamente tomado por brasileiros.

O que parece ter virado moda, a quem é usuário do Orkut é apagar o prórprio scrapbook, o “livro de recados”, isso como idéia para que a “privacidade não seja invadida”, acho besteira, quem tá na chuva é para se molhar. Tal como, depois de um tempo apagar o perfil, ou dois ou mais perfis para poder suportar todos “amigos”, como era o caso do Astronauta Roger que, logo com o surgimento do serviço, era uma das pessoas com maior número de amigos, perdendo apenas para o Leo Jaime, diziam alguns hoax da época.

Enfim, o Orkut virou sinônimo de Internet, as pessoas não mais lhe perguntam se tem e-mail ou MSN (que rende assunto para um outro artigo) o importante agora é ter Orkut, se não tem um ainda, corra para conseguir o seu convite, se não tem interesse em participar da mais badalada novidade na Internet dos últimos tempos, a pessoa está por fora, como dizem muitos por aí.

Em resumo o serviço é bom, útil em muitos aspectos e, peca em muitos outros, como velocidade de navegação que é muito demorada e um Banco de Dados relativamente instável e outros tantos inconvenientes como qualquer outro serviço na Internet, ganhou muitos pontos com os Internautas, o que nos resta é torcer para melhorias significativas no serviço para que o mesmo torne-se ainda mais útil.

19 Respostas to “Orkut: Utilidade ou Futilidade?”

  1. Que é bom é! Além dos fóruns, ele nos permite encontrar pessoas que dificilmente (entenda-se como quase impossivel encontraríamos pelos bares, bibliotecas ou instituições religiosas da vida.. rs rs
    Há sim, um numero grande inutilidades, mas que ainda – no meu conceito – não conseguiu descaracterizar o bom serviço!
    Bom Dia ..

  2. Charrimann amigão,
    eu até tenho o tal orkut. rsss
    não gosto, desliguei as mensagens e alertas e entro lá só bem daveis im quando. Você conhece o Multiply? Esse sim é um puta serviço bacana que engloba um escelente album de fotos, blog, comunidades, e muuuito mais coisas que o okut jamais sonhará em ter, tá anos luz a frente no MySpace, por exemplo. Porque o brazuca não usa? Porque a massa não sabe ingles e o máximo que ela consegue é se abobalhar diante de uma ferramenta tosca e mal feita como o orkut. hehehe

  3. Eu não saio do Orkut pelos meus contatos, que são pessoas que eu dificilmente vejo, são amigos de infância que estão longe, amigos que fiz pela internet que gosto de manter contato, em compensação as comunidades, já faz parte do meu lado inutilidade-geral-pública, rsrs. mas costumo dizer que o Orkut é o demônio da Internet, onde a falta de privacidade faz estrago na vida da maioria. Beijos.

  4. Eu adoooooro o meu orkut, tenho um monte de comunidades nada a ver e apago os meus scraps, sim. Acho que a gente não pode ser sério e maduro em tudo na vida. Já passo o dia inteiro fazendo pose de psicóloga. Na hora de ficar na Internet, me dou ao luxo de ser menos posuda. Por isso tenho orkut, blog, flog e, é lógico, MSN! Beijos…

  5. oi!!! bom, eu concordo com vc em genêro número e grau!! Ninguém te pergunta mais seu telefone, te pergunta seu orkut… Mas o orkut me trouxe muitas coisas boas, através dele, achei amigos da infância,e o mais importante é que volteir a ter contato real com essas pessoas!! Sobre apagar scraps, eu concordo com vc tb. Ter orkut já é querer se expor. E concordo ainda mais quando vc diz que nenhum outro site de relacionamento caiu tanto na graça igual orkut…
    tah aí…
    ótimo texto!!
    gostei!!
    beijos

  6. O MySpace é o maior de todos com mais de 50 milhões de usuários. E podem esperar, pois o Google fechou uma parceria com o MySpace de 900 milhões! E pelo que eu li, o MySpace permite postar fotos, blogar, músicas, etc.

    E como o orkut é famoso apenas no Brasil, o Google não deve investir muito nele.

  7. Eu acho que quanto as pessoas acéfalas, por isso o motivo de precisar ser convidado, mas aí um convidou um acéfalo, que convidou cinquenta e foi indo., rsrs.
    No Myspace apesar de serem poucas as discussões úteis ou objetivas, as pessoas de lá não criam esse tipo de comunidade…
    Bom, o orkut é útil, pra quem quer que ele seja…
    E o myspace é melhor por vários motivos, um dos principais é poder editar o html do perfil, muito bom.

  8. Eu confesso: não gosto do orkut, exatamente porque me parece muito invasivo da privacidade. Prefiro o MSN, onde só cadastramos mesmo os nossos amigos. Isto, claro, opinião pessoal. Quem sabe se ainda muda?🙂 Abração.

  9. Como faça pra conseguir convite pra entra no mySpace isso se precisa de um hehe
    nao ligo muito pra esse tipo de coisa mas ja que todo mundo fala nisso queria saber como é..
    Era isso grata =)

  10. iae pow eu fiz u meu ja tem pouco tempo mais e massa orkut

  11. o orkut passou ser mais util que telefone,pois se você paga internet você tem como se comunicar com pessoas no outro lado do mundo ou em qualquer lugar com ou sem custo adicional,ate mesmo mais barato que telefones pois as telefônicas estão um roubo na minha casa eu tenho telefone de uma operadora que não cobra mensalidade antes quem me prestava serviço cobrava o dobro e você não era respeitado,eu amo o orkut la eu encontrei muito amigos que eu ja mais encontraria gastando telefone.

  12. da onde surgiuu ?

  13. OLHA GALERA LI TODOS OS SEUS COMENTARIOS MAS AGORA NÃO VAI DAR PRA DAR PRA DEIXAR MEU COMENTARIO, POIS ACABEI DE RECEBER UM RECADO NO ORKUT………

    ………. JÁ VOLTO. HEHEHEEHEHEHEHEH

  14. ainda existe !!!!!nossa ele é mto 100 graça

  15. A minha vida eh o Orkut sem orkut eu nao seria ninguem eu amuuuuuuu o orkut nao falem mal dele pois ele eh minha vida s2

  16. as pessoas postavam cda foto uma mais feia que a outra e ainda perguntavam sto mto mara nessa foto néééé……………..coisa mais futil

  17. ai kra o orkut jaah taah fora d moda manow

Deixe uma resposta

