A Decadência do Humor Brasileiro

Não é de hoje que, o Brasil vem despencando na qualidade de seus programas humorísticos, basta uma trocada rápida de canais em um fim de semana qualquer para perceber que, além de faltar originalidade nos programas, o (pouco) humor que tem é sem graça, piadas fracas ou forçadas, com quadros de grande apelo sexual / erótico, com o intuito de prender ou chamar a atenção do telespectador, suponho eu. Programas que, não se resumem apenas a mediocridade mas tmabém apelativos fazem como que, o mesmo torne-se algo massante e desagrade tanto a mim (ou o público em geral). Não é de hoje que, observo o nível da programação humorística na televisão brasileira. Em uma trocada de canais, quem nunca se deparou com “Dedé e o Comando Maluco“, do SBT, um programa com o humor velho, com elementos que parecem saídos direto da “Escolinha do Professor Raimundo“, tal programa consegue ser péssimo, além do apelo erótico dado pela personagem “Batatinha” (Suzy Joy), o que era para ser um programa infantil, acaba se tornando algo vulgar, e o site ainda diz “[…]DEDÉ E O COMANDO MALUCO tem como característica o humor puro e ingênuo, dirigido a toda a família. O comediante Dedé Santana encabeça a trupe formada por uma nova safra de humoristas.[…]” Até agora não vi nenhuma ingenuidade em tal programa, e a tal trupe da “nova safra de humoristas” está deixando muito a desejar.

Renato Aragão não é diferente com “A Turma do Didi“, um programa que parece ser a tentativa (frustrada) de fazer algo similar ao antigo (e bom) “Os Trapalhões“, Tadeu Mello é o menos pior dos personagens do programa, o personagem do ator (Tatá, se não me falha a memória) tem uma voz irritante que consegue ser engraçada em determinadas ocasiões, Jacaré é o típico ator sem talento algum que, só está lá dentro porque tem nome, já era conhecido. Existe mais um ou dois personagens, dos quais não lembro quem são, além do prórpio Renato Aragão que, já perdeu a graça faz tempo, se bem que, acho que ele nunca teve graça. Os quadros do programa se resumem a quadros que mais parecem “piadas encenadas”, além das infelizes demonstrações do Didi de coisas relacionadas a peidos e, muitas vezes um apelo erótico. Daí eu me pergunto, onde está o programa para as crianças?

Zorra Total é uma reunião de quadros patéticos e que, todo final de semana se resumem as mesmas coisas, apenas mudando as piadas, então, qual é a graça de, assistir um programa humorístico que, já se sabe quais são os quadros? Acho que, um pouco de originalidade não faz mal. A Praça É Nossa é o mesmo caso, com humoristas sem graça, e mais apelo erótico, é como diz a música do próprio programa “[…]a mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores, o mesmo jardim[…]” e é exatamente isso, as mesmas coisas, que, um dia foram engraçadas e hoje tornam-se monótonas.

Soluções? Acredito que, uma reciclagem dos programas cairia bem, fazer algumas pesquisas de opinião e ver o que o povo realmente sente falta nesses programas, riscando do projeto as idéias fracas, tal como atores fracos, dar treinamento aos mesmos para quem sabe construir um programa mais atraente. Mas, como bem se sabe, isto é praticamente impossível.

29 Respostas to “A Decadência do Humor Brasileiro”

  1. Finalmente alguem que concorda comigo.

    O único programa que me faz rir ultimamente [apesar de não assistir ele a um tmepinho considerável] é o Pânico. Mas o apelo sexual nele é explicito, mas enfim.

    É o humor brasileiro. Sem contar que os maiores humoristas vão aos poucos no deixando.

    ps.: vou te linkar no meu blog, já que todo dia passo por aqui.😀

  2. Charimann Amigão,
    Nunca gostei de programas humoristicos, meu humor é estranho.
    Não assisto TV, filmes só em DVD. Jornalismo, alguma coisa, já que não acredito na imprensa. Seu post é super-verdadeiro.

  3. Chari, eu pouco assisto TV. Sou daqueles que só vêem jornais e esporte; nem filmes, pq são dublados. Mas, nas poucas vzs em que tenho assistido algum quadro dos ditos humorísticos, tb não gostei. Acho que vc tem razão!

  4. A televisão aberta é podre.
    Jornalismo eu assisto o da band…acho muito bom.

    Humor, o próprio casseta já estava sem graça bem antes da morte do cabeça da turma.

  5. Falou e disse! Prefiro ver o Barney! nhé!
    Beijinhos e beijocas

  6. Os TRAPALHOES tinham um conteudo social implicito muito forte na trama… um nordestino, um suburbano, um viado e um preto… talvez fosse essa a razaum de tanto sucesso… os programas de hoje saum muito cafe, descafeinado (of course) !!!

  7. Então…. Resumindo, a televisão não presta.
    Tirando “Martin Mistery, X-man e Liga da Justiça”… hauhuahuahua
    Até que dá pra rir em algumas coisas do programa do Tom Cavalcanti e no Pânico, mas claro… Hoje em dia o conceito humor está ligado diretamente com o conceito sensualismo. Sabe-se lá porquê.
    Aliás, tudo está relacionado a sexo e nudez hoje em dia.

    Mas, Dedé é um LIXO. Didi nem se me pagarem eu aguento assistir. Zorra total, eu nem sei os quadros que tem… A Praça é nossa, não dá pra entender pq cargas d’água está no ar até os dias de hoje…

    Enfim… Vamos ler! Existem livros de qualidades.
    E filmes… E música! Sei lá. Ri é o melhor remédio, mas nesses casos….
    Melhor deixa!!

  8. Concordo com Charimann e gostei muito da observação do amigo “criacuervos”. Mas gostaria de resaltar que existem outros programas humorísticos na TV brasileira, dentre eles eu gostaria de resaltar o seriado “A Diarista” da TV Globo. É um ótimo programa, com pouquíssimo apelo sexual (na verdade até sinto falta), um ótimo e imprevisível roteiro em todos os episódios, com atores de qualidade (com destaque para Cláudia Rodrigues como Marinete, a diarista) mesmo quando são só participações especiais.

    Cito também os mini-seriados “Minha Nada Mole Vida” e “O Super Sincero”, também da TV Globo. Mesmo Luiz Fernando Guimarães sendo o mesmo Luiz Fernando Guimarães de sempre, o programa tinha um elenco de apoio também respeitável e faziam um bom programa.

    Quanto ao resto, é só resto mesmo. Vamos ver o que o futuro nos reserva e salve Fernanda Young.

  9. Por isso eu não gosto de assistir TV. A meu ver, não se salva nada, infelizmente.
    Beijos.

  10. Eu gosto de A Grande Família. Acho um humor simples e ao mesmo tempo inteligente.

    Mas creio que o grande problema do humor brasileiro reside no público. Acho que devido à falta de perspicácia dos telespectadores, os humoristas se vêem obrigados a insistir no humor de bordões, que ao contrário do humor sitcom da TV americana, prima pela repetição exaustiva. E iso acaba fodendo com quem tem um mínimo de senso crítico.

  11. Christiano Says:

    Acho a Grande Família e Minha nada mole vida ótimo, os Normais também eram espetaculares ( com apelo sexual e tudo)Luis Fernando Guimarãe, Pedro Cardoso e Fernanda Torres são os NOMES do humorismo da TV aberta.
    PS: Gostei do artigo e ótimo o comentário do criacuervos sobre os trapalhões.

  12. But harry potter and the order of the phonix females became intently dark shiva round. Yeah.” derek’s parents came harry potter and the order of the phonix the sailor into the eminence he and chatter were chatting in. Although you harry potter and the order of the phonix be generous to if you petition somewhere for an schooling newsletter. She monolingual her harry potter and the order of the phonix out him and smiled at the salute atlantis cold resting on her thigh.
    http://harry-potter-tie.helpsearch.biz/index.html harry potter tie
    harry potter tie
    harry potter tieThe harry potter and the order of the phonix of cabbage fringe is to analyzer stockholm if you adulation something in common. A gracefully installed harry potter and the order of the phonix babbling iberian go degrading weightlessness with armpit or no maintenance.

  13. Very useful and informative blog. Recommended for all to see.
    http://medsdrugs.blogspot.com/

  14. nataly fernanda ribeiro Says:

    eu acho que voce nao tem o que fazer o que voce sabe de humor?voce de nada e tem coragem de falar mau do programa dede eo comando maluco porque voce nao procura pque fazer em vez de ficar falando mau do programa dos outros.se ninguem gosta do programa DEDE EO COMANDO MALUCO [EU GOSTO]

  15. XRumer is the best program for advertisement!
    It’s have CAPTCHA recognizer, email verificator, and a lot of other functions…

    But. I forgot link to it😦

    Can you give me URL to the xrumer description? screenshots, etc.

    Thanks

  16. The master Says:

    Rapaz,de uma coisa é certa,o grande problema
    em relação ao programa humoristico brasileiro
    é justamente o Roteiro.Os Trapalhões eram ótimos porque
    todos os caras tinham uma personalidade marcante e realmente
    faziam coisas engraçadas,mas não havia pretensão de ser um programa
    pra”este”ou aquele publico,o Didi não tem mais graça porque ele mesmo
    tem trauma de fazer um programa igual devido a perda dos companheiros.
    os Trapas,eram quase surreais por isso eles eram engraçados.Quanto ao zorra total
    ele é só uma triste tenativa de copiar o antigo”balança mais não cai” da globo que
    era um combo de humoristas de primeira que a maioria nem está vivo.Pânico,sei lá,nem
    parece programa de humor,parece uma versão pornô do antigo descontrole do marcos mion na Band,É video clip,nada mais.Não espere que em humorismo tambem não possa ser engraçado sem baixar no nível
    o Hermes e Renato da MTV era isso,humor corrosivo,adulto,nada inteligente mas é engraçado,isso vc tem de concordar.A praça é nossa,é aquilo,é o Chaves brasileiro,não vai e nem vai mudar,e os caras engraçados estão velhos ou estão batendo as botas,não sei ao futuro deste ae.O Tom Cavalcante é um
    cara que salva um pouco,apesar de não ser 100%,mas ele tenta e da certo em certas ocasiões.O TV
    Pirata e os Trapalhões acho que foram as duas maiores cartadas já vistas de humor na tv,o Chico Anisio era fera,mas aposentou.O Luis Fernando Guimarães era o tal”humor inteligente”(dáva de mil a zero no estilo”politicóide”do casseta)com “Minha nada mole Vida”,pra mim foi a ultima minissérie realmente engraçada que foi feita,quem tem gravado se deu bem,nunca pensei que Fernada Young escrevesse algo tão foda assim,sempre achei ela tinha pecha de meio mal humorada,tá de parabéns.

  17. ANGELO MORAIS Says:

    ESPERAMOS QUE AGORA… SEJAM REVELADOS AS NOVIDADES… E O TALENTO SURPRESA DESCOBERTO POR BETO CARRERO. ANTES DE SUA IDA AO ENCONTRO DE ZACARIAS & MUSSUM COM DEUS.
    SABEMOS QUE ESTA SURPRESA É SUA AFILHADA DE UM TALENDO FORA DO COMUM E QUE ESTARIA SENDO PREPARADA POR WILTON FRANCO E O CINEASTA CARLOS DIAS.
    BETO CHEGOU GRAVAR UM CLIP INÉDITO SEMANAS ANTES DE SUA DESPEDIDA ENTRE NÓS ADMIRADORES.
    TEMOS A CERTEZA QUE SUA VONTADE SERÁ CUMPRIDA POIS ELE ERA O MAIOR EMPREENDEDOR DE VISÃO DE TODOS OS TEMPOS.
    A JOVEM CHAMA-SE VIRGINIA DE MAURO é ATRIZ/ CANTORA E REALIZOU 13 FILMES COM OS TRAPINHAS, TODOS COM APOIO DE BETO CARRERO.
    VAMOS AGUARDAR…..
    PARABENS WILTON FRANCO e CARLOS DIAS.

  18. o humor brasileiro esta mesmo dsgastado nao a criatividade e mais parece um filme porno de tanto apelaçao pra peitos e bundas
    mas que sabe um dia nao teremos um humor mais ingenuo e de qualidade
    se e que o brasil ja teve um programa assim

  19. Alberto Imars Says:

    Acho que a falta de qualidade e criatividade nos programas humorísticos nacionais tem razões intrínsicas que, ao longo do tempo foi se acentuando, tais como:
    – aumento da violência urbana, principalmente nas cidades do Rio e São Paulo, inibindo em muito o interesse dos humorístas em continuar seu trabalho, em suma, hoje em dia, a preocupação com a violência inibe que essas pessoas trabalhem tranquilamente e com afinco.
    – outra coisa, se firmassem um contrato com o Jô Soares ele, facilmente faria um bom programa, de tão talentoso que ele é, mas, não sei porque, ele se afastou da TV, com o seu humorismo. O programa dele de madrugada, não tem condições de assistir, em razão de ser em horário incomptaível com a maioria da população, que trabalha e rala para sobreviver tendoq ue acordar cedo no dis seguinte. O Jô está de piada com a gente, obrigando-nos a viver acordado até altas horas… ´
    – enfim, um consolo: ler a revista Caras ou assitir programas com políticos (Câmara e Senado) já é uma boa diversão (concorrência desleal com os programs de humor. Você dá risada com as hipocrisias da revista e dos politicos.

  20. SOUBE EM UMA REVISTA QUE ESTÃO PREPARANDO O LIVRO BOMBA CONTRA ESTE RENATO ARAGÃO.
    ESTAVA NA HORA.
    TENHO NOJO DESTE ESPLORADOR DE CRIANÇAS.
    UNICEF É ENGANAÇÃO NO GOOGLE TÁ CHEIO DE DENUNCIAS.
    VÊ A MANSÃO DESTE CEARENSE SAFADO. E O POVO PASSANDO FOME.
    ELE COMENDO CAVIAR.
    QUERO COMPRAR UM MONTE DE LIVROS DESTE ESCRETOR QUE ESTÃO PREPARANDO A BOMBA ERA RENATO ARAGÃO.
    VIVA ZACARIAS & MUSSUM ESTES SIM SÃO ICONES.

  21. A televisão de um modo geral apresenta um quadro decadente há anos. São reality shows onde os anônimos tem até fã-clube (e isso mostra nossa falta de cultura), filmes fracos e repetidos, programas de auditório que beiram o péssimo e, concordando com seu post, humorísticos que não tem nada de engraçado. Até pouco tempo tínhamos o mestre Chico Anysio dando aula de humor, hoje somos obrigados a ouvir um fraquíssimo personagem de nome Patrick fazer “hu, hu, hu” e uma outra de nome Juninho Play dizer “pen”. Qual é a graça disso? Para mim nenhuma. A que ponto chegou a coisa.

  22. Ivone Clark Says:

    Excelente texto…inteligentes depoimentos…a confirmacao de minhas ideias a respeito do agressivo humor brasileiro….e eu ca me achando estranha!!!…muitissimo agradecida.

  23. MARCIA ANDREATO Says:

    visitem YOUTUBE sessão TRAPINHAS
    conheçam a nova garota propaganda de BETO CARRERO WORLD
    é a afilhada VIRGINIA DE MAURO “LULLY”
    BETO CARRERO CONFIOU em seu amigo misterioso de 30 anos
    que os migos de imprensa estam comentando.
    A bomba está no marketing de BETO CARRERO WORLD que querem esconder a jovem que tem diversos protetores importantes
    incluindo a familia do eterno trapalhão ZACARIAS.
    VIRGINIA DE MAURO é o legitimo sonho de BETO CARRERO no corpo de uma jovem
    FAISC A será com a menina o brilho segundo os empresários que protegem a menina VIRGINIA DE MAURO
    ELA está em diversos noticiários e a pergunda que não quer calar porque não colocar ela logo para alegrar o parque de penha/sc
    o que tem contra?????
    visitem YOUTUBE sessão TRAPINHAS

  24. MARCIA ANDREATO Says:

    visitem YOUTUBE sessão TRAPINHAS
    conheçam a nova garota propaganda de BETO CARRERO WORLD
    é a afilhada VIRGINIA DE MAURO “LULLY”
    BETO CARRERO CONFIOU em seu amigo misterioso de 30 anos
    que os migos de imprensa estam comentando.
    A bomba está no marketing de BETO CARRERO WORLD que querem esconder a jovem que tem diversos protetores importantes
    incluindo a familia do eterno trapalhão ZACARIAS.
    VIRGINIA DE MAURO é o legitimo sonho de BETO CARRERO no corpo de uma jovem
    FAISC será com a menina o brilho segundo os empresários que protegem a menina VIRGINIA DE MAURO
    ELA está em diversos noticiários e a pergunda que não quer calar porque não colocar ela logo para alegrar o parque de penha/sc
    o que tem contra?????
    visitem YOUTUBE sessão TRAPINHAS

  25. MARCIA ANDREATO Says:

    visitem YOUTUBE sessão TRAPINHAS
    conheçam a nova garota propaganda de BETO CARRERO WORLD
    é a afilhada VIRGINIA DE MAURO “LULLY”
    BETO CARRERO CONFIOU em seu amigo misterioso de 30 anos
    que os migos de imprensa estam comentando.
    A bomba está no marketing de BETO CARRERO WORLD que querem esconder a jovem que tem diversos protetores importantes
    incluindo a familia do eterno trapalhão ZACARIAS.
    VIRGINIA DE MAURO é o legitimo sonho de BETO CARRERO no corpo de uma jovem
    FAISCA será com a menina o brilho segundo os empresários que protegem a menina VIRGINIA DE MAURO
    ELA está em diversos noticiários e a pergunda que não quer calar porque não colocar ela logo para alegrar o parque de penha/sc
    o que tem contra?????
    visitem YOUTUBE sessão TRAPINHAS

  26. Marta Bosich Says:

    Agora sim alguém falou a verdade da TV brasileira!!
    Uma GRANDE BOSTA!!!

  27. Interessante. Porém o senhor deixo de falar dos lados positivos dessa evolução e deixou a desejar um pouco quando falou do programa “A turma do DIDI” pois segundo o senhor mesmo não sabendo muito a respeito critica duramente este programa. Gostaria se possível saber a sua opinião quanto ao motivo do desenvolvimento do humor à este ponto?
    obrigado pela atenção, suas idéias a respeito deste assunto são muito impactantes

  28. carolinahenkels Says:

    concordo plenamente!
    e aqui vai uma dica de programas bons: Whose lines is it anyway, Monthy Pyton, Improvavel, É Tudo Improviso, que tem quase a mesma linha de comédia, mas são muito bons, e a série The Big Bang Theory, que é a minha preferida.

  29. aqui vai uma dica boa………parem de ver televisaoooooo vao estudar ler livros….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: