Serviço Militar Obrigatório

O que para muitos pode soar como um sonho, para mim não passa de mais uma das imposições de uma falsa realidade que temos que, infelizmente sofrer.

Não é nenhuma novidade (ao meu ver) que, o Exército Brasileiro (ou melhor, as Forças Armadas no Brasil) são uma grande piada, de mal gosto ainda por cima. O problema não está apenas na má aparelhagem (aviões e outros veículos) mas principalmente por pofissionais (?) que se valem da patente que possuem para humilhar os recrutas, como muitas vezes já foi veículado na mídia.

Não vejo e nunca vi carreira militar como um sonho, um projeto todo de vida, como se isso fosse a coisa que vai mudar radicalmente a minha vida e fazer com eu seja algum Brigadeiro (patente militar, não o doce) “de nome” ou ser conhecido por meus atos ou coisas do genêro, mas não, isso não é vida para mim.

Eu vejo que, as Forças Armadas Brasileiras fazem uma espécie de “propaganda enganosa” a respeito de tudo isso, propagandas de aviso sobre o alistamento e o site dos mesmos faz os mais ingênuos acreditarem que, “servindo à Pátria (?)” irão ter condições e possibilidades menos remotas de construir uma vida de louros e glórias.

Acredito que, se o serviço militar fosse opcional e menos “sujo” o mesmo seria mais “atraente”, faria com que, existissem menos pessoas com a mesma idéia que tenho, uma visão um tanto quanto distorcida do mesmo. Deveriam existir também mais incentivo (eficiente, de preferência) para uma recliclagem no mesmo, deixando-o capaz de enfrentar algo efetivamente de grandes proporções (caso isso aconteça) não apenas ir combater Guerras Urbanas, onde muitas vezes, são impedidos (ou lhes condenam) de fazer aquilo que é d sua competência.

Ao final deste artigo, deixo mais uma pegunta no ar, se o Brasil é um país é democrático, porque o Serviço Militar é obrigatório?

26 Respostas to “Serviço Militar Obrigatório”

  1. Charimann amigão,
    Eu não queria prestar o serviço militar obrigatório, acabei entrando e passei ao todo, 4 anos na infantaria, parte deles no 20ºBIB, aquele mesmo das reportagens do fantástico. O Serviço militar foi uma das melhores experiencias que eu já tive, como pessoa, como cidadão. Mas respeito aqueles que mesmo passando pelas forças armadas mantenham suas restrições ao modelo de conduta militar.

  2. Acho que o Exército deveria reavaliar o seu papel na sociedade brasileira, até mesmo como uma forma de “limpar” a sua imagem tão desgastada nos terríveis anos de ditadura. Poderiam, inclusive, trabalhar na luta contra o crime organizado. Agora, serviço militar obrigatório aqui no Brasil é uma piada. E de mau gosto.

    Adiós,

    Sentenza.

  3. Só permite que nunca aconteça uma guerra aqui, do contrário era só astear a bandeira branca pq esse exército é piada.

  4. Chari, só pra responder à sua pergunta: este país é tão democrático, que votar é obrigatório!🙂

  5. Eu penso igualzinho a vc Charimann. Dias atrás eu fui me apresentar logo depois de sair de uma boate, logo sem dormir e ainda baleado pelo álcool. Mas fiz isso meio que de propósito. EU NÃO QUERIA SERVIR, MESMO! Eu conversei com muitos caras nas longas filas de espera pra tudo e vi que apesar de tudo tem bastante gente que quer servir. A maioria foi dispensada (só podiam recruar 10%) e eu fui incluso, graças a Deus. Mas teve gente que ficou muito triste com isso. A minha surpresa é que o próprio militar que dá a notícia da dispensa diz que aquilo não é vida pra ninguém que se eles querem seguir carreira militar é pra eles fazerem concurso e entrar “por cima”. A realidade das forças armadas no Brasil realmente é uma piada e eu não quero fazer parte dela.

    Abraço!

  6. Para tudo o que é obrigatório eu torço o nariz – eleição, trabalho na eleição, essa eca de alistamento. Realmente, onde está o nosso poder de escolha?!

  7. Prefiro um Exército profissionalizado e atuando na sociedade de forma mais construtiva.

    Serviço obrigatório é algo que ainda me remete aos anos da ditadura.

    Abraços.

    DB.

  8. Prefiro um Exército profissionalizado e atuando na sociedade de forma mais construtiva.

    Serviço obrigatório é algo que ainda me remete aos anos da ditadura.

    Abraços.

    DB.

  9. esse ano eu tinha que me apresentar…

    o avô do meu amigo é coronel. eu nunca fui num quartel na minha vida e já tenho a minha carteira de reservista…

    dá pra acreditar num exército desse?

  10. Uiaaa… estas férias me deixaram mesmo por fora das “novidades” por aqui, ainda nem tinha visto o novo visual!!!

    Vou dar uma lida nos posts anteriores, desculpa a ausência e a falta de comentários, no momento só deixando um alô mesmo, concentrando mais na leitura do que perdi…😉

    Beijo!

  11. Assim como o voto, não é? =/
    Vai entender.
    Apesar, que sendo obrigatório ou não… Só me vem a mente aquela velha imagem do ‘tio Sam’ apontando o dedo na cara de quem quer que seja.
    Não adianta. Todos impõem algo…

  12. Sumiu, estou sentindo a sua falta! Volte logo e espero que não seja nada de mais. Beijos, e bom final de semana.

  13. Estaremos lá em outubro…

  14. Por culpa desses ditadores, cabeças de camarão, eis o mundo como está, já um verdadeiro caos e com os dias contados…
    Ditam regras como se fossem donos do mundo, quando não passam de verdadeiros babacas.
    Organizar, educar, estipular limites, é uma coisa;
    Obrigar a fazermos coisas que são inventadas, isso é o maior desrespeito á liberade humana e á Deus.

  15. Google is the best search engine

  16. Google is the best search engine

  17. superjG:

    “o avô do meu amigo é coronel. eu nunca fui num quartel na minha vida e já tenho a minha carteira de reservista…

    dá pra acreditar num exército desse?”

    O que o exército tem a ver com isso? O coronel em questão é um canalha e você é um trapaceiro. Mas qual o problema com o exército?

  18. “Ao final deste artigo, deixo mais uma pegunta no ar, se o Brasil é um país é democrático, porque o Serviço Militar é obrigatório?”

    O link que você deixou já responde: Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de eleitos representantes — forma mais usual.

    O serviço militar é obrigatório, assim como o voto, porque foi decidido pelos governantes legitimamente escolhidos pelo povo. A democracia, diferente da anarquia, não significa que cada um faz o que bem entende. Ora, existem leis. Pagar impostos também é obrigatório e não vejo ninguém dizer: “Se o país é democrático porque sou obrigado a pagar impostos?”

    Não estou dizendo que isso funciona as mil maravilhas e nem que o serviço militar é bom, mas ser obrigatório não fere a democracia.

  19. meu nome e joao tenho 16 anos

    como fazer uma careira militar promisora

  20. aewww eo0o to servindo o exercito !!!

    eo0o entrei como voluntario mais naun sou mais
    aquilo naun e vida pra ninguem exercito falido
    na 1 semana de internato naun tinha nen margarina
    pra passar no pao, ainda falta muito pra mim sair
    esta sendo o pior ano da minha vida o treinamento
    e muito pesado e foda se alguem tiver a oportunidade
    de sair saia pois vai se arrepender depois !!

    eo0o naun consigo sair mais to preso la aquilo e
    o inferno!!

    se alguem quiser entrar mesmo procure saber mesmo uq acontece la dentro!!

    flw

  21. braço forte mão amiga ;;viver é uma arte manutenir é dever;;; O POR DO SOL ,MARCA APENAS O COMEÇO DE UMA GRANDE JORNADA

  22. Esses milateres são vagabundos, ignorantes, prepotentes.
    Poucas pessoas os respeitam, as pessoas ficam entimidadas com esses animais.
    Eles não auxiliam em nada a população brasileira, apenas humilham a grande massa do Brasil, apenas frizando, grande massa, já que para a classe alta do Brasil eles ficam presos em favores.
    Esse papo de patriotismo é uma bobagem, se alistar não é patriotismo é obrigação, patriotismo é você ter orgulho e respeitar o país em que mora, tudo que esses canalhas não fazem
    Como pedir democracia para eles!? Eles nem sabe o que é isso. Haja vista o que aconteceu no Brasil quando eles estiveram no poder, e só para lembrar ninguém recebeu nenhum tipo de punição. Eles são imúnes de culpa, podem fazer o que querem. Esses são os militares brasileiros.

  23. sou obrigado a servir?

    pf me ajudem, desisperado

    n queo servir

  24. Não quero servir… Passei no vestibular, após um ano de estudos e nada de festa…

    Não quero perder um ano de estudos e um ano da minha vida fazendo essa merda.

  25. concordo com você

    eu me alistei e não era voluntario, estava estudadando e ia terminar meu técnico esse ano…

    mas por causa dessa merda, eu fui convocado e estou a um mes no exército, sendo humilhado e desprezados por um bando de fdp, fora o atraso que isso vai ser na minha vida

Deixe uma resposta

